Homenagem aos professores – Célia Armani
TEXTO EM HOMENAGEM AOS PROFESSORES DA ORIENTADORA EDUCACIONAL CÉLIA ARMANI, DO COLÉGIO STELLA MARIS
Prezados educadores e educadoras
Os mestres sábios, aqueles que ensinam muitas pessoas
a fazer o que é o bem, brilharão como estrelas no céu,
com um brilho que nunca se apagará. Cf. Dn 12,3
Formar para humanizar, libertar e construir sociedades e mundos novos, continua sendo uma proposta e desafio fundamental da educação nos tempos atuais, mas que, na educação católica, adquire sua plenitude quando assume explicitamente o compromisso evangelizador.
Evangelizar a partir da tarefa educacional implica não apenas um currículo integral, e de excelência, mas também colocar nas mãos de Jesus Cristo, o Mestre por excelência, nossas escolas e suas comunidades educacionais. A educação é um ato de amor e de esperança.
“Se o Senhor não construir a casa, em vão trabalham os construtores”. Sl 126, 1ª
A meta da Escola Católica e da educação verdadeiramente humanizadora, é favorecer um processo de formação integral e permanente e um currículo evangelizador que conduza “ao encontro com Jesus Cristo vivo, Filho do Pai, irmão e amigo, Mestre e Pastor misericordioso, esperança, caminho, verdade e vida”
Humanizar-se é identificar-se ao nobre homem do Evangelho. Cf. Lc 19,12
Nesta compreensão o educador, assume como compromisso educar e formar, em Espírito e Verdade e pela palavra e exemplo, a construção de uma sociedade justa, fraterna e solidária, a partir dos princípios e valores universais do Evangelho.
A pedagogia renovadora e transformadora de Jesus Mestre, baseia-se no espírito de bem-querença e na confiança do ser humano, reflexo da bondade e misericórdia de Deus. A experiência da fraternidade e da Paz é que forja o conhecimento humanizante e solidário.
Jesus Cristo é referência e modelo de homem novo e o momento pedagógico, um momento de fé
Nenhum educador alcança o pleno êxito de sua ação educativa sem se comprometer em formar, naqueles que lhe foram confiados, uma plena e verdadeira responsabilidade ao serviço dos demais, de todos os demais, de toda a comunidade humana, começando pelos que apresentam uma maior situação de fadiga e de desafio. O verdadeiro serviço da educação é a educação ao serviço.
A educação sólida, humanizadora, forma pessoas capazes de colocar em profundidade as informações, competências, processos e instrumentos a serviço de todos.
Somos convidados a assumir o compromisso de agir no presente, com esperança de um futuro em que a humanidade colha os resultados de uma educação humanizadora, inclusiva e promotora da fraternidade: somos todos irmãos!
Que Maria Estrela da Evangelização, Mãe e educadora nos abençoe, ilumine e fortaleça nossa fé e compromisso com a educação que promova a Vida Plena.
Que a bênção de São Francisco de Assis nos conduza na construção de um mundo de Paz e Bem!
O Senhor te abençoe e te guarde;
te mostre a sua face e tenha misericórdia de ti.
Volva para ti o seu olhar e te dê a paz.
O Senhor te abençoe!
Paz e Bem !