Educar hoje e amanhã: uma paixão que se renova

CONGREGAÇÃO PARA A EDUCAÇÃO CATÓLICA

EDUCAR HOJE E AMANHÃ
Uma paixão que se renova

Instrumentum laboris

2014

APRESENTAÇÃO

Os Membros da Assembleia Plenária da Congregação para a Educação Católica, convocada em 2011, aceitando o convite do Papa Bento XVI, confiaram ao Dicastério de preparar o 50º aniversário da Declaração Gravissimum educationis e o 25º aniversário da Constituição Apostólica Ex Corde Ecclesiae, que ocorrem em 2015, com o objectivo de relançar o empenho da Igreja no campo da educação.

Há duas etapas principais que marcaram o caminho de preparação: um seminário de estudo com especialistas de todo o mundo, realizado em Junho de 2012, e a Assembleia Plenária dos Membros da Congregação, que se reuniu em Fevereiro de 2014.

As ideias amadurecidas nestas reuniões encontram ressonância no presente Instrumentum laboris “Educar hoje e amanhã. Uma paixão que se renova”. Neste texto são recordados os pontos de referência essenciais dos dois documentos, as características fundamentais das escolas e das universidades católicas, e são esboçados os desafios que as instituições educativas católicas são chamadas a responder através do seu projecto específico.

Nos anos que se seguiram ao Concílio Vaticano II, o Magistério dos Papas referiu com insistência a importância da educação em geral e o contributo que a comunidade cristã está chamada a dar-lhe. Acerca deste tema, também a Congregação para a Educação Católica interveio com vários documentos. Os aniversários de 2015 tornam-se, portanto, uma ocasião oportuna e valiosa para recolher os ensinamentos do Magistério e traçar as directrizes para as futuras décadas.

O Instrumentum laboris foi preparado para esta finalidade. Traduzido em várias línguas, destina-se, em primeiro lugar, às Conferências Episcopais, à União dos Superiores Gerais e à União Internacional das Superioras Gerais das Congregações religiosas, às associações nacionais e internacionais de professores, pais, alunos e ex-alunos, bem como à dos dirigentes, e às comunidades cristãs para reflectir sobre a importância da educação católica no contexto da nova evangelização. Tal documento pode ser usado para se realizar uma avaliação nesta área pastoral de empenho da Igreja, mas também para promover iniciativas de actualização e de formação dos vários agentes nas escolas e nas universidades católicas.

O Instrumentum Laboris pode-se encontrar online nos seguintes endereços

http://www.educatio.va/content/cec/it/documentazione-e-materiali/documen…

http://www.vatican.va/roman_curia/congregations/ccatheduc/index_it.htm

Tal documento termina comum questionário para o qual todos são convidados a responder, para dar à Congregação para a Educação Católica indicações, sugestões e propostas que serão tidas em consideração, tendo em vista os eventos que estão sendo programados, em particular o Congresso Mundial que se realizará em Roma, de 18 a 21 de Novembro de 2015. Para este efeito, é necessário que as respostas ao questionário sejam enviadas para o Dicastério até ao dia 31 de Julho de 2014 (educat2015@gmail.com).

Card. Zenon Grocholewski, 
Prefeito

Cidade do Vaticano, 7 de Abril de 2014

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Rolar para o topo
Facebook
Twitter
Instagram