Pular para o conteúdo

Núcleo de Formação Continuada para Profissionais da Educação inicia suas atividades com Encontro de Gestores

O Núcleo de Formação Continuada para Profissionais da Educação, iniciativa conjunta da Fundação São Paulo e do Vicariato Episcopal para Educação e a Universidade da Arquidiocese de São Paulo, iniciou suas atividades com um Encontro de Gestores das instituições católicas de ensino, no passado dia 19 de março. O evento teve como objetivo apresentar os propósitos e a programação prevista para 2025, fortalecendo a rede educacional católica e promovendo o desenvolvimento profissional dos educadores.

Dom Carlos Lema Garcia, Vigário Episcopal para Educação e a Universidade da Arquidiocese de São Paulo, realizou a abertura do evento, destacando a importância do Núcleo. Em suas palavras: “Durante os últimos anos, sob a orientação de Dom Odilo Scherer, Arcebispo de São Paulo, realizamos o Sínodo Arquidiocesano, que também envolveu as escolas e universidades católicas atuantes em nossa Arquidiocese. Além disso, todas as instituições de ensino ligadas à Arquidiocese receberam a minha visita pastoral. No mês de agosto passado, também tivemos a honra de receber a visita do Cardeal Tolentino, Prefeito do Dicastério para a Cultura e Educação da Santa Sé, que trouxe luzes e propostas encorajadoras para nosso trabalho. Como resultado desses encontros, identificamos desafios e metas para aprimorar nossa missão de formar nossos alunos, famílias e educadores.”

O Núcleo de Formação Continuada surge como resposta às demandas do cenário educacional, que exige formação permanente frente às mudanças nas políticas públicas e educacionais, inovações pedagógicas, avanços tecnológicos e desafios enfrentados por gestores e docentes. O Núcleo oferecerá suporte aos colégios, faculdades e universidades católicas, atuando em três grandes eixos: gestão escolar, pedagógico e pastoral.

O Professor Diego Kenji de Almeida Marihama, Coordenador Acadêmico do Núcleo, apresentou as iniciativas que serão desenvolvidas, destacando dois projetos principais:

Escola de Gestores: Um espaço formativo voltado tanto para gestores experientes quanto para docentes com potencial de liderança. Durante a jornada formativa, os participantes contarão com a plataforma digital Comunidades de Prática, um ambiente de interação que permite o compartilhamento de experiências e conhecimentos entre gestores, promovendo soluções inovadoras e adaptáveis aos desafios educacionais.

Laboratório de Inspiração e Tecnologia: Um ambiente dedicado a pesquisas, apresentação de protótipos e outras tecnologias aplicadas à educação, com ênfase em Inteligência Artificial e inovação pedagógica. O espaço integra profissionais de diversas áreas, incluindo educadores, engenheiros, designers e programadores, criando um ecossistema colaborativo voltado à apresentação de soluções por meio da tecnologia.

Com essas iniciativas, o Núcleo de Formação Continuada se posiciona como um espaço para o diálogo e desenvolvimento profissional dos educadores, oferecendo formações que contemplem aspectos pedagógicos, tecnológicos, socioemocionais, pastorais e de gestão das instituições de educação básica e superior; realizando pesquisas, projetos, seminários, conferências e atividades colaborativas com redes de ensino e demais instituições nacionais ou estrangeiras; estabelecendo uma rede de apoio e troca de experiências entre os profissionais atendidos; e desenvolvendo metodologias inovadoras para aprimorar continuamente os processos educacionais.

Os gestores e educadores de diferentes instituições de ensino básico e superior atuantes na Arquidiocese de São Paulo manifestaram a sua adesão à iniciativa e se colocaram à disposição para colaborar no desenvolvimento dos trabalhos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.