Biografia

Brasão de D. Carlos

Lema: Iter para tutum. “Prepara um caminho seguro”.

Dom Carlos Lema Garcia

Bispo Auxiliar de São Paulo
Titular de Alava
Vigário Episcopal do Vicariato para a Educação e a Universidade

Dom Carlos Lema Garcia Nasceu na cidade de São Paulo/SP, em 1956. Incorporou-se à Prelazia do Opus Dei em 1974. Conciliou os anos de formação universitária com a direção de diversas iniciativas para a formação da juventude promovidas por instituições de utilidade pública criadas por pais de família. Graduou-se em Direito Civil pela Universidade de São Paulo em 1979 e inscreveu-se na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). Recebeu a Ordenação Sacerdotal das mãos de Santo Padre João Paulo II, em Roma, no dia 2 de junho de 1985.

Obteve o Doutorado em Teologia Dogmática em 1987, em Roma, no Centro Acadêmico Romano da Santa Cruz, hoje Pontifícia Universidade da Santa Cruz, com a tese: “A Santíssima Trindade – origem, exemplar e fim da Igreja – no Concílio Vaticano II” (1991).

Desempenhou o seu ministério sacerdotal no atendimento de diversas atividades pastorais da Prelazia, especialmente entre jovens universitários e pais de família em São Paulo, Brasília e Porto Alegre. Entre 2004 a 2010 exerceu a função de Vigário Secretário da Delegação da Prelazia do Opus Dei em São Paulo. De 2010 a 2014 desempenhou a função de Diretor Espiritual da Prelazia no Brasil.

Sua ordenação episcopal ocorreu em 29 de junho de 2014 na Catedral Metropolitana de São Paulo, mesma data de sua posse canônica como Bispo Auxiliar da Arquidiocese de São Paulo, Titular de Álava.

Desde 2014 é Vigário Episcopal do Vicariato para a Educação e a Universidade. Conselheiro Suplente do Conselho Estadual de Educação de 2017 a 2019. Bispo Referencial do Setor Juventude da Arquidiocese e Diretor Assistente Eclesiástico da União dos Juristas Católicos de São Paulo. Desde 2015 atua como Bispo Referencial das pastorais do Ensino Religioso e Universitária do Regional Sul-1 da CNBB. Em junho de 2023 foi eleito Bispo Responsável pelo Setor Universidades da Comissão de Educação e Cultura da CNBB nacional.

Além de diversos artigos, publicou, em 2002, a obra “A filiação divina” e, em 2017, “Diálogo com os jovens”, pela Editora Quadrante. Pela Editora Cléofas publicou o livro “Internet & Evangelho, as Tecnologias Digitais e a Vida Cristã”, em 2020.

Rolar para o topo
Facebook
Twitter
Instagram